Como Começar

Esta página é uma visão geral da documentação e recursos relacionados com React.

React é uma biblioteca de JavaScript usada para a construção de interfaces de utilizador. Descobre tudo sobre React na nossa página inicial ou na página de tutorial.


Experimentar React

O React foi construído desde o início com um método de adaptação em mente, podes usar React muito ou pouco, conforme as tuas necessidades. Queiras apenas experimentar React, adicionar alguma interactividade a uma página HTML, ou construir uma aplicação complexa, as hiperligações nesta secção vão ajudar-te.

Editores Online

Se estiveres interessado em interagir com React, podes usar um editor online. Experimenta um template “Hello World” no CodePen, no CodeSandbox ou no Glitch.

Caso prefiras usar o teu próprio editor de texto, podes efectuar o download deste ficheiro HTML, editá-lo, e abrir com o teu sistema local. Acaba por ser mais lento ao alterares código, recomendamos a usares apenas para demonstrações simples.

Adiciona React a um Website

Podes adicionar React a uma página HTML em um minuto. Podes depois gradualmente expandir as suas funcionalidades, ou manter apenas alguns widgets dinâmicos.

Cria uma Aplicação React

Quando começas um projecto em React, uma página de HTML simples com tags de script será a melhor opção. Só leva um minuto para configurar.

Com o crescimento da tua aplicação, será melhor considerares uma configuração mais integrada. Existem várias ferramentas JavaScript que recomendamos para aplicações mais robustas. Cada aplicação pode utilizar pouca ou até nenhuma configuração e permite que aproveites ao máximo o ecossistema React.

Aprender React

Pessoas de origens e estilos de aprendizagem diferentes aprendem React. Escolhas uma abordagem mais teórica ou mais prática, nós esperamos que encontres esta secção útil.

Tal como qualquer tecnologia, React também tem uma curva de aprendizagem. Com prática e alguma paciência, vais aprender rápido.

Primeiros Exemplos

A página inicial do React contém alguns exemplos com um editor de texto online. Mesmo que ainda não saibas nada sobre React, tenta alterar o código e vê como vai afectar o resultado.

React para Iniciantes

Caso aches que a documentação está a avançar mais rápido do que te sentes confortável, vê esta visão geral sobre React da Tania Rascia. É uma introdução detalhada dos conceitos mais importantes, ideal para iniciantes. Assim que tiveres acabado, volta a esta documentação.

React para Designers

Caso as tuas origens sejam da área de design, estes recursos são o lugar ideal para começar.

Recursos de JavaScript

A documentação de React assume alguma familiaridade com a linguagem de programação JavaScript. Não precisas de ser um especialista, mas acaba por ser mais difícil aprender React e JavaScript ao mesmo tempo.

Recomendamos que acedas a esta visão geral sobre JavaScript para descobrires qual o teu nível de conhecimento. Deverá demorar entre 30 minutos a uma hora, mas vais sentir-te mais confortável a aprender React.

Dica

Sempre que achares algo confuso em JavaScript, MDN e javascript.info são óptimos websites para tirares dúvidas. Também tens os fóruns de suporte da comunidade onde podes pedir ajuda.

Tutorial Prático

Se preferires aprender escrevendo código, acede ao nosso tutorial prático. Neste tutorial vamos construir um jogo do galo em React. Podes estar tentado a não o fazer porque não estás a desenvolver jogos — mas experimenta. As técnicas que vais aprender neste tutorial são fundamentais para construir qualquer aplicação em React, e ao seguires o tutorial vai fornecer-te uma compreensão mais profunda.

Guia Passo a Passo

Se preferires aprender os conceitos passo a passo, o nosso guia de conceitos principais é o melhor lugar para começares. A cada novo capítulo vai aumentando o conhecimento apresentado nos capítulos anteriores, de modo a não perderes nada enquanto vais avançando.

Pensar em React

Muitos utilizadores de React dão crédito ao ler Pensar em React como o momento em que o React lhes passou a fazer sentido. É provavelmente o guia passo a passo mais antigo de React, mas continua a ser relevante.

Algumas pessoas dão-se melhor com livros ou vídeos do que com a documentação oficial. Nós mantemos uma lista de recursos recomendados, alguns deles são gratuitos.

Conceitos Avançados

Assim que te sentires confortável com os conceitos principais e já experimentaste React por um bocado, talvez, tópicos mais avançados sejam do teu interesse. Esta secção vai introduzir-te a poderosas, mas menos comuns funcionalidades como context e refs.

Referência API

Esta secção da documentação é útil quando queres aprender mais detalhes sobre a API de React. Por exemplo, Referência API de React.Component pode fornecer em detalhe como o setState() funciona, e qual a utilidade dos diferentes métodos de ciclo de vida dos componentes.

Glossário e FAQ

O glossário contém uma visão geral dos termos mais comuns que vais encontrar na documentação de React. Tens também uma secção de FAQ (Perguntas e Respostas) dedicada a pequenas perguntas e respostas sobre os tópicos mais comuns, incluindo fazer uma chamada AJAX, component state, e estrutura de ficheiros.

Mantêm-te Informado

O blogue do React é a fonte oficial para artigos sobre actualizações por parte da equipa de React. Incluindo notas de versões ou de avisos de substituições, serão publicadas lá primeiro.

Também podes seguir a conta @reactjs no Twitter, mas não vais perder nada importante caso queiras seguir só o blogue.

Nem todos os lançamentos de versões merecem o seu próprio artigo no blogue, mas podes encontrar informação detalhada sobre cada lançamento no ficheiro CHANGELOG.md do repositório React, tal como na página de Lançamentos.

Documentação por Versões

Esta documentação reflecte sempre a última versão estável de React. Desde a versão 16 de React que podes encontrar documentação para versões anteriores numa página em separado. Ressalvamos que a documentação para versões anteriores é gravada no momento de lançamento, e não é actualizada constantemente.

Achas que falta algo?

Se achares que falta algo na documentação ou encontrares algo confuso, abre um issue no repositório da documentação com as tuas sugestões e melhoramentos, podes também enviar um tweet para a conta @reactjs. Adoramos ouvir o teu feedback!